28 junho 2013

A nossa rua...



Hoje de manhã sai muito cedo, estava frio, mais parecia uma manhã de Outono do que uma manhã de Verão... A rua estava deserta e silenciosa, apenas encontrei duas pessoas, dois vizinhos, o vizinho das 'massas frescas' que de forma, sempre, muito simpática me cumprimentou -'Buongiorno Signora' - e a vizinha da garagem, que desde o dia, que nos ajudou com um pequeno problema com o carro, que nos cumprimenta com um grande sorriso...

Enquanto cumprimentava estes dois vizinhos e absorvida pelo silêncio que se fazia sentir, sorri e pensei que de facto esta já é a nossa rua!!

Numa cidade como Florença, que não é muito grande, é interessante verificar que existe um local onde as pessoas te cumprimentam com um sorriso, que sabem que vives naquele prédio, que  sabem que tu és a dona do Mel e do Bilbo, que sorriem quando passas com eles, que perguntam o que se passa quando um deles vai com uma ligadura...Um local onde as pessoas estão prontas para te ajudar quando tens um problema (com o carro, por exemplo), onde o senhor do supermercado sabe que tu gostas de ir comprar coca-cola à meia-noite... :-)
E eu gosto destes pequenos momentos, gosto de sentir a simpatia das pessoas, de passar, sorrir e cumprimentar...

Depois deste pensamento matinal, continuei o meu caminho e como todos os dias, passei na minha anterior rua, passei junto ao meu antigo prédio, que curiosamente tinha a porta aberta, espreitei lá para dentro e sorri. Pois apesar de já ter uma nova rua, a primeira é sempre a primeira. E todos os dias quando ali passo, sinto que aquele ainda é o meu espaço e lá estão os outros vizinhos, aqueles que até me tratam pelo nome e me consideram uma amiga! 

1 comentário:

  1. oh, sem dúvida! e são esses pequenos detalhes que nos fazem sentir tão em casa, tão confortáveis :)

    ResponderEliminar