30 junho 2013

Toscana, os livros...e Frances Mayes...

Com a aquisição deste livro, com o conhecimento de algumas receitas típicas italianas, lembrei-me dos livros de Frances Mayes, também eles repletos de receitas e curiosidades, não de Itália em geral, mas da Toscana em particular...
Como já aqui havia mencionado, antes de vir viver para Florença, passei algum tempo, e ainda o faço,  a procurar e ler livros que falam de Florença e da Toscana. Um dos escritores que descobri e que me fez sonhar com esta região, foi a escritora americana Frances Mayes. 


No seu primeiro livro sobre a Toscana – ‘Under the Tuscan Sun‘ – o qual li na versão italiana – ‘Sotto il sole della Toscana’- a escritora, apaixonada pela Toscana, fala-nos da compra de uma casa  (Bramasole) próximo de Cortona, da forma delicada como a reestruturou, as suas primeiras explorações pela Toscana, nomeadamente na busca de móveis antigos para a decoração da nova casa, a adaptação e aprendizagem de uma nova língua, as curiosidades da região e dos seu habitantes locais, a descoberta de mercados e feiras, a descoberta de novos sabores e as receitas, as receitas toscanas que ela descreve com imenso fascínio.

Gostei muito desta minha primeira leitura e identifiquei-me um pouco com alguns do seus gostos. 
Foi então com alguma curiosidade que vi o filme baseado neste seu primeiro livro – ‘Sob o Sol da Toscana’ – no entanto, parece-me que as semelhanças entre livro e filme são pura coincidência. Mas, como o meu primeiro contacto com ambos, foi antes das minhas próprias descobertas associadas a esta terra, sonhei na companhia do livro e do filme...

Uma vez que me identifiquei com a escritora, fiquei curiosa com os seus outros livros, inclusive um de decoração – Bringing Tuscany Home- com algumas fotos da sua própria casa em Cortona.

Passei então ao livro – ‘Bella Tuscany’ - que é uma continuação de ‘Under the Tuscan Sun’ e mais uma vez li a versão italiana (precisava igualmente de aprofundar o conhecimento do italiano) – ‘Beautiful Toscana’. Neste segundo volume, a escritora continua a falar da sua predilecção por Itália, pela Toscana, pelos hábitos locais e pelos sabores.




Gostei tanto das suas descrições, reflexões e da sua forma de escrever, que foi com muito gosto que descobri um dos seu livros de viagens – ‘A Year in the World’ – e viajei com a escritora por Espanha, França, Turquia, Grécia, Norte de África, mais uma vez por Itália e...pelo nosso Portugal. E foi igualmente agradável ler as suas impressões sobre o nosso país, os nossos escritores, as nossas belas cidades, os nossos azulejos, os nossos sabores gastronómicos tão típicos e o meu Alentejo... :-)

A editora italiana, inspirada em anteriores títulos, traduziu este livro de viagens com o título – ‘Sotto il sole del Mediterraneo’.

Por vezes, dava comigo a espreitar novidades literárias desta escritora e foi, então, com muito gosto que descobri, exactamente no ano que vim viver para Florença, que a mesma iria lançar um novo livro, um pouco no seguimento dos anteriores... – ‘Every Day in Tuscany’ – lançamento esse que teria lugar na sua Cortona, durante um festival de Verão ('The Tuscan Sun Festival') que a própria escritora organiza.
E assim foi, no verão de 2010, conheci o seu novo livro, a escritora e conheci igualmente Cortona, que de alguma forma sentia já conhecer, pelas suas descrições...





Entusiasta dos sabores da cozinha Toscana, recentemente, compilou algumas das receitas da Terra  - ‘The Tuscan Sun CookBook – nomeadamente aquelas com sabores mais genuínos, aquelas que nos fazem ter vontade de ir ao campo recolher os ingredientes ou de os cultivar na nossa horta.

E agora, resta-me esperar por novas leituras...

Sem comentários:

Enviar um comentário