14 março 2012

La nostra famiglia...



Quando falei dos meus primeiros tempos por Florença (Como o tempo passa...), mencionei que no primeiro ano, partilhei esta fantástica cidade com um simpático grupo de portugueses...

Pois bem, hoje apetece-me falar um pouco mais, em particular, de alguns elementos desse grupinho... e que tiveram uma grande importância na minha adaptação e primeiras vivências por terras de Dante, elementos esses que passaram  a fazer parte da minha “árvore das amizades”.

Passado pouco tempo, apenas alguns dias, de eu ter chegado a Florença, chegou também a C., que eu já conhecia e com a qual já tinha uma certa ligação (havia lhe dado aulas, imaginem!!), e com a C. chegaram mais 3 portuguesas, e foram todas viver para a mesma casa...
Coitadas, no dia em que chegaram, exaustas e um pouco assustadas, diga-se de passagem, apareceu uma portuguesa maluca (eu) na casa delas, que não falava português há algum tempo, que estava também ela exausta da sua infrutífera busca de casa, e ao chegar lá, sem as conhecer, começa  a falar que nem uma louca durante mais de 30 minutos, sem parar... Não sei o que pensaram, mas desconfio que deve ter sido algo como: “Mas, quem é esta maluca?". Este foi o nosso primeiro contacto!

No início, e porque a vinda delas para esta cidade tinha um objectivo diferente, um espírito diferente, não convivemos muito. Para elas era tudo novo, ainda tinham mais para descobrir do que eu, que pelo menos já conhecia a cidade e falava italiano.

Mas, com o tempo, criou-se uma forte relação, principalmente com a C., a M. e a S.
Eram frequentes as jantaradas na “minha casinha de bonecas” ou no “estado de baco” (a casa delas), as caminhadas pela cidade, as típicas festas de Florença e nos arredores. As visitas que ambas iam recebendo e que partilhávamos, como se todas estivessem  a receber  a visita de parentes, mas parentes esses em comum.
Ou seja, nós éramos já como uma família, construímos aqui “la nostra famiglia”. E não sei bem quando, eu passei a ser a “mamma”, por ser a mais velha, por ser aquela a que recorriam (e ainda recorrem) em dúvidas e conselhos...

E assim ganhei três “filhotas”, três amigas, com as quais dividi tanto, neste país, nesta cidade, na minha casa...na nossa Specola. E com as quais mantenho contacto, com as quais ainda partilho, à distância, muito do que por aqui vai acontecendo, mais próxima de uma ou de outra...mas sei que estão lá todas na “minha árvore”...e que teremos para sempre “la nostra famiglia fiorentina”.

Recordo com alegria alguns dos nossos momentos, nomeadamente quando vinham até minha casa, unicamente para desfrutar dos meus livros (um em particular, que elas próprias me ofereceram), e simplesmente ficavam por ali a ler...

Desde que voltaram para Portugal, nunca mais tive oportunidade de estar com nenhuma delas, estamos sempre a pensar num grande reencontro, que na verdade, seria perfeito aqui na nossa cidade, nos nossos cantos, a recordar de forma nostálgica alguns episódios. Muitas vezes também me dá a nostalgia (como agora), e sinto a falta delas, apesar de ter tido sempre os meus hábitos individuais, que mantenho, tinha sempre associado, os nossos hábitos, os nossos momentos...

Até um possível reencontro, fica a recordação de todos estes momentos e como costumo dizer...”We’ ll always have Florence!”.

Sem comentários:

Enviar um comentário