13 julho 2012

Cinderela ou Vénus?



Recentemente, fui à nova exposição do Museu Salvatore Ferragamo, um dos poucos museus em Florença que ainda não me tinha despertado muita curiosidade, pois contrariamente à maioria das mulheres, não tenho uma grande paixão por sapatos.

Mas, ao saber da nova exposição temporária, em homenagem a Marilyn Monroe, comemorativa dos 50 anos do seu desaparecimento - pensei – “É desta!”.
E fiz uma boa escolha, para visitar pela primeira vez este Museu!

Esta grandiosa exposição em homenagem a Marilyn, encerra igualmente um ciclo de exposições dedicadas a grandes divas do cinema, as precedentes foram Audrey Hepburn e Greta Garbo, pois consta que as referidas divas, apreciavam as criações de Salvatore Ferragamo.
Este criador, na sua autobiografia, referiu que o tamanho do pé de uma mulher, avalia a sua personalidade, que se pode classificar em Cinderela, Vénus e Aristocrática.

A exposição desta Vénus inicia-se, numa sala com uma enorme bola de espelhos, que cria o efeito de estarmos a iniciar a nossa visita rodeados por milhares de diamantes!
Espelhos que simbolizam igualmente, os milhares de reflexos e imagens de Marilyn.






A exposição resultou de um longo trabalho de pesquisa e preparação, para nos apresentar vestidos e calçado Ferragamo, utilizados pela actriz no cinema e na vida privada, acompanhados de importantes documentos, que revelam as mil facetas da mulher e da estrela...

Como uma das mulheres mais fotografadas do século XX, toda a exposição está repleta de fotos da sua vida privada e do seu trabalho...parece quetodos os momentos protagonizados em público e em privado, foram captados, e assim, toda a sua vida se encontra representada.em imagens

Uma particularidade na exposição, que me agradou, foram as comparações de alguns retratos em poses “clássicas” com obras de arte do passado (esculturas e pinturas) ... como a Vénus de Boticelli.







(estas 5 fotos são da Vogue)


"Eu sabia que pertencia ao público e ao mundo, não pelo fato de ser talentosa ou até mesmo bonita, mas porque eu nunca pertenci a nada ou a ninguém" (Marilyn Monroe)




E se alguém passar por Florença nos próximos meses, poderá ver esta admirável exposição, até Janeiro de 2013.

Sem comentários:

Enviar um comentário