12 junho 2012

"Americani a Firenze..."


Sempre que possível, gosto de conhecer as exposições temporárias da Fondazione Palazzo Strozzi, onde recentemente visitei a exposição “Americani a Firenze – Sargent e gli Impressionisti del Nuovo Mondo”.

Esta exposição ilustra as múltiplas e fecundas relações que os pintores do Novo Continente instauraram – desde a segunda metade do século XIX até à 1ª guerra mundial – com Florença e outras cidades da Toscana.
Nas seis sessões da exposição encontram-se representados mais de 30 artistas americanos que trabalharam em Florença, na  referida época. Alguns muito  conhecidos como John Singer Sargent, e outros  menos conhecidos, inclusive apresentados pela primeira vez em Itália.
Mas, todos partilham a curiosidade, de uma vez tornados às suas terras, após a inspiradora estadia em Itália, se terem tornado celebres artistas, fundamentais na formação da nova geração de pintores americanos e pelo nascimento de uma pintura nacional.
Podemos encontrar, igualmente, na exposição, alguns pintores florentinos e toscanos que se aproximaram à maneira sofisticada e rica de sugestões literárias, obtidas da cosmopolita colónia presente em Florença na época.


Vittorio Coreos - In lettura  sul mare


John S. Sargent - A Torre Galli: signore in giardino


Frank W. Benson - Estate


Willard L. Metcalf - Pelago in Toscana

William M. Chase - L' Orangerie

Sem comentários:

Enviar um comentário