14 fevereiro 2012

O Amor em Florença...

foto de filipe's glance

Quando passeamos em Florença, principalmente junto ao gradeamento das pontes, não podemos deixar de reparar nos “Lucchetti di amore”, que é como quem diz, os cadeados do Amor.

É uma prática corrente entre os casais apaixonados que visitam Florença, colocarem um cadeado, com os seus nomes, no gradeamento de uma das pontes. A simbologia desta prática, que não se sabe  quando começou, é a ligação eterna entre o casal!

Inicialmente, os cadeados eram só colocados na Ponte Vecchio e as chaves dos mesmos lançadas ao Arno. Actualmente esta prática é proibida, pois a quantidade de chaves acumuladas no fundo do rio era impressionante, assim como é impressionante a quantidade de cadeados que podemos observar ao longo das pontes.

Com a quantidade de turistas, entre eles imensos casais apaixonadas que passeiam por Florença diariamente e juram amor eterno deixando o seu “luccheto di amore”...a quantidade desses mesmos cadeados actualmente seria abismal, não fosse a limpeza periódica que os mesmos sofrem...

Mas, se a simbologia é o amor e ligação eterna, se estes cadeados são removidos,  haverá uma quebra nessa simbologia?
Ou será que apenas o acto em si, é suficiente, que não é necessário que o “luccheto” permaneça eternamente na ponte ?
Será que os milhares de cadeados simbolicamente aqui colocados, significam milhares de almas entrelaçadas por toda a eternidade?

Não sei a resposta a nenhuma destas questões e acho que ninguém sabe...

Florença é uma cidade mágica e romântica, que serviu de cenário e refúgio a tantos enamorados. 
Acho que só o facto de a partilhar com alguém especial é suficiente para eternizar belos momentos.

Os “luccheti", não são o único símbolo de “amor em Florença”, mas são o mais curioso...


foto de filipe's glance

2 comentários: