25 junho 2011

Le Botteghe Fiorentine Su Due Ruote....

...ou, todas as profissões que eu não poderia ter desempenhado no passado!!

Il fotografo

No passado mês de Maio, tive a oportunidade de visitar uma exposição de “Botteghe Fiorentine, su due ruote”, ou seja, antigos ofícios que se desenvolviam de terra em terra, sobre duas rodas.

Como uma curiosa e fascinada com o que o passado e as tradições nos podem revelar, adorei a exposição, desconhecia que tantas eram as profissões que se podiam desempenhar com o auxílio de uma bicicleta.
Pelo menos aqui em Florença em séculos passados, era possível ser barbeiro, sapateiro, bombeiro, fotografo, pintor, padre, vendedor de manteiga e sal...entre tantos outros.
As bicicletas em exposição, contavam um pouco da história, eram autênticas preciosidades, repletas com todos os utensílios necessários no desempenho das referidas funções. E em paralelo com a exposição foi publicado um livro com o mesmo título, com imagens, histórias e curiosidades em redor destes ofícios.

E quem sabe se não é aqui, em Itália, local onde Leonardo da Vinci criou um dos modelos deste interessante veículo, que adquiro a capacidade para me deslocar sobre duas rodas!


Il Pompiere

Il Bottaro
Il Barbiere

Sem comentários:

Enviar um comentário