Arezzo - Piazza Grande |
No passado fim-de-semana fui até Arezzo, há muito que pensava conhecer esta terra, mas também queria conhecer o maior mercado de Antiguidades, como tal programei a minha visita na altura em que esse acontece.
Como grande apreciadora de mercados de Antiguidades (feiras e mercados no geral, devo confessar!) tinha muita curiosidade com este em particular, que havia “conhecido” através dos livros de Frances Mayes.
Não imaginava é que ia conhecer a própria cidade, seguindo as bancas, pois o centro histórico estava transformado num mega mercado.
E desta forma foi possível apreciar relíquias do passado dispersas por ruas que contam tanto do passado...
O centro histórico é pequeno e acolhedor como na maioria das cidades da Toscana, neste em particular predominam algumas memórias da sua fundação pelos Etruscos, do seu grande desenvolvimento no período romano e da sua importância durante a Idade Média como uma cidade rica em ouro e joalharia.
O mais imponente é a Piazza Grande, rodeada de Palazzi góticos e renascentistas.
Além das ruas do mercado, o passeio continuou por outras ruelas, descobrindo escuros e velhos ateliers com cheiro a madeira, onde se restaram as madeiras antigas, depois vendidas no mercado.
E ainda houve tempo para beber um cappuccino ao som do bater da claquete e assistir à rodagem de algumas cenas de um filme, só não descobri qual!
Regressar a casa satisfeita e com a ideia de regressar a Arezzo...e obviamente com a ideia de continuar a conhecer a Toscana.
Mercado de Antiguidades |
Palazzi |
Ruelas antigas |
Uma das minha cidades preferidas da Toscana. Não fui no decorrer da Feira das Antiguidades mas essa paraça inclinada é inesquecível. :)
ResponderEliminar