"The thing about the photograph is that there's no smell or sound and in a sense it tells the truth and yet it is a lie"
Vogue, Firenze, 1962 |
Brian Duffy (1933-2010), conhecido por ter sido um jovem talento anarquista, abrasivo e provocador, o grande fotografo dos anos 60 e 70. Fotografo de moda para grandes revistas como a Vogue (introduziu um novo estilo na fotografia de moda), foi igualmente o fotografo das estrelas de cinema e da música. Desde Sidney Poitier, Jane Birkin, Black Sabbath, Frankie Miller, Blondie, John Lennon e Paul McCartney e sobretudo David Bowie. Mas a lista não termina aqui...
As fotos de Duffy são completamente engenhosas, e tendo em conta que foram produzidas muito antes da pós-produção digital, revelam um profundo conhecimento da fotografia!
No passado fim de semana, conheci um pouco do trabalho deste génio da fotografia, na exposição "Duffy - The Photographic Genius" que se encontra no Museu Nazionale Alinari della Fotografia.
E acompanhei essa exposição com o visionamento do documentário que a BBC lhe dedicou em 2010, "The man who shot the sixties".
Queen Magazine, Love, 1968 |
Jean Shrimpton, 1963 |
David Bowie, Scary Monsters, 1980 |
Sem comentários:
Enviar um comentário