27 janeiro 2014

"Misteriosa Rapariga da Sombrinha Vermelha" - Exposição e Coincidências... (I)

Como aqui referi, relativamente à exposição de fotografia "A Misteriosa Rapariga da Sombrinha Vermelha", patente no Café Saudade (em Sintra), consigo estabelecer algumas ligações (ou alguma simbologia) entre as fotografias, as terras onde foram capturadas (maioritariamente em Itália) e Sintra...
Ou seja, além da história que acompanha as imagens, consigo ler uma história pessoal, com algumas comparações e coincidências. As quais só detectei depois da exposição delineada e da história definida. Talvez porque este é um período nostálgico, o fechar de um capítulo... o início de uma mudança, o início de um novo capítulo...

Por exemplo, a imagem aqui apresentada, a que publicita a exposição, foi captada no interior, mais concretamente na galeria central, do Palácio de Monserrate (em Sintra) e foi com agradável surpresa que, ao ler alguma informação sobre o palácio, descobri esta curiosidade em particular:
" (…) Os elementos italianos mais marcantes são as janelas, cujo desenho é a sobreposição das molduras dos dois pisos das Loggie do Palácio Ducal de Veneza, e a cúpula central, semelhante à de muitas igrejas italianas, como é o caso do Duomo de Florença (…)"

Acho que não preciso acrescentar mais!? :-)

E o engraçado é que muitas pessoas, no dia da inauguração, fizeram comentários em relação aos locais onde as fotos foram captadas, que vem confirmar algumas das minhas ligações, pois conseguiram ver a "Rapariga da Sombrinha Vermelha" noutros cenários que não os reais…

E como diz a história associada à sequência de imagens em exposição, esta é uma história que nos coloca a dúvida…"Sonho ou Realidade"  ? :-)


(informação sobre o  Palácio de Monserrate retirada do livro: Parque e Palácio de Monserrate - Parques de Sintra Monte da Lua, Ediçõs Scala)

Sem comentários:

Enviar um comentário