01 março 2013

O Nascimento de Vénus, ou melhor, de Botticelli...

"Arte passageira..."  ou  O Nascimento de Vénus dos Madonnari


A 1 de Março de 1445 nascia, aqui em Florença, Sandro Boticelli, um dos meus pintores preferidos, no que se refere ao Renascimento.

Interessante saber que nasceu no mês da Primavera, a mesma estação que ele imortalizou numa das mais fascinantes obras do Renascimento, não fosse esta também a minha preferida...”A Primavera. Desde pequena que sempre achei curioso descobrir coisas que tivessem o meu nome, com esta descoberta fiquei seduzida, mas vê-la em todo o seu esplendor aqui na Galeria Ufizzi ..."É o Sonho de uma Vida!" (RB).

Ao ler alguma informação sobre a vida do artista, descobri que nasceu e passou a sua infância no bairro de Ognissanti, que por coincidência é o bairro onde vivemos actualmente!
Da nossa janela observamos uma torre, que segundo o Filipe é o único símbolo que nos permite dizer 'casa com vista'... Essa torre pertence à Igreja de Ognissanti, onde o corpo do famoso pintor se encontra sepultado (desde 1510) e onde podemos conhecer uma simpática obra do mesmo - Êxtase de Santo Agostinho.

Foi um dos protegidos da família Médici, para  a qual executou preciosos registos de pintura com cunho mitológico, mas esta não foi a única família para quem trabalhou, pois dedicou grande parte da carreira às grandes famílias Fiorentinas. Mas, sem dúvida que foram os Médici que lhe proporcionaram as condições para que produzisse várias das suas obras primas, nomeadamente  Minerva e Centauro, (a referida) Primavera e O Nascimento de Vénus, as duas últimas foram encomendas para a residência destes seus protectores.

Acho que nem consigo imaginar o que é ter, numa residência, obras como estas, obras que nos tiram a respiração...

Como seria/será conviver diariamente com tais obras?

Nos tempos de hoje, se tivesse uma Primavera na minha sala, acho que nunca mais olhava para a televisão ou nem me conseguiria concentrar a ler um livro, ficaria eternamente perdida em todos os pormenores e na imensa quantidade e variedade de flores ali representadas...



Sem comentários:

Enviar um comentário