15 março 2013

David...


foto de filipe's glance

Uma das mais famosas e importantes obras de Michelangelo é a escultura de David que se encontra em Florença. Na realidade, em Florença, podemos contemplar três esculturas de David, a original que actualmente se encontra na galeria da Academia (desde 1873), a cópia junto ao Palazzio Vechio e uma outra cópia em bronze, no Piazzale Michelangelo.
Esta importante obra do Renascimento retrata o herói bíblico e foi encomendado ao artista (depois de outros artistas o recusarem), em 1501, pela República Fiorentina. Consta que esta encomenda colossal, representava a liberdade após a queda de Savonarola. E actualmente também pode ser considerado um dos símbolos da cidade.
Além de uma obra muito realista, no que se refere ao corpo, ao nu e ao predomínio das linhas curvas é, ainda, considerada uma obra inovadora, porque Michelangelo retratou a personagem não após a batalha contra Golias (como outros artistas o haviam feito) mas no momento em que David se prepara para enfrentar uma força que todos julgavam impossível de derrotar, daí a simbologia de liberdade para os Fiorentinos, após  a morte de Savonarola, em 1498. 



                                                                                             foto de filipe's glance




E em 2010, misteriosamente esta imagem também foi possível...um David ao lado do Duomo.
Nunca percebi muito bem, mas penso que foi uma semana cultural especial, inclusive toda a área que circunda o Duomo estava coberta de relva.


Sem comentários:

Enviar um comentário