07 maio 2012

"The Italian Journey" - Cinqueterre...

Via  dell'Amore

Foi à pouco mais de um ano que realizei um sonho antigo. O sonho de conhecer cinco terras únicas no mundo, conhecidas por Cinqueterre.

Chegámos a Riomaggiore e foi a partir daí que iniciamos o nosso percurso, atravessando a famosa Via dell' Amore, para chegar a Manarola.
Alguns dos caminhos pedestres, do parque, estavam fechados e para visitar as restantes e pitorescas terras, tivemos de recorrer aos comboios.

Um dos pontos altos da nossa viagem, foi o final dessa primeira tarde, em Corniglia, enquanto apreciáva-mos um fantástico e único por do sol sobre o mar, do alto de uma varanda, degustávamos queijos e vinho branco (a paisagem destas cinco terras é dominada por vinhas ordenadas sobre as escarpas). E pela primeira vez, percebi o cliché do "dolce fare niente" que os italianos tanto falam.

Num dos últimos dias, resolvemos fazer uma caminhada até Portovenere, que não pertencendo ao Parco Nazionale delle Cinque Terre, é uma "romântica joía sobre o mar", a ponta ocidental do Golfo di La Spezia. E esta pontinha da Liguria foi para mim uma surpresa, tinha algo de imponente e poético, e foi então que percebi  o encanto de Lord Byron por este local.

Mas o melhor,  o que aconselho a quem quiser conhecer as Cinque Terre, é fazer um passeio de barco entre as terras. Foi o que fizemos no final desse dia, partimos de Portovenere, tendo como destino Monterosso al Mare (que ainda não tínhamos visitado), e fomos apreciando e fotografando o encanto de cada borgo desenhado na escarpa. Ter uma visão externa de cada uma das terras, perceber que parecem pequenos locais encantados retirados de um conto, de uma história, ainda torna a visita mais agradável.

Depois do passeio de barco, finalizámos o nosso dia, naquela que considerámos a mais bonita e encantadora, Vernazza, com uma acolhedora praça junto ao porto, e mais uma vez terminámos o nosso dia a comtemplar o mar e aquele final de tarde.

Este resumo, das memórias desta viagem, já podia estar escrito à mais tempo, mas este é um daqueles locais que perduram na memória, assim como os sabores e aromas lá captados. Como tal, consigo, ao fechar os olhos, reviver muitos dos momentos lá passados...

Quando se fala de Cinqueterre fala-se imediatamente na Via dell' Amore, que na minha opinião é muito sobrevalorizada, reconheço que podemos contemplar admiráveis vistas sobre o mar. Mas, para mim existe  também a "Piazza dell'Amore" (a praça de Vernazza), onde aquele final de tarde foi mágico...


Riomaggiore

Monterosso al Mare

Corniglia

Vernazza

Manarola

Sem comentários:

Enviar um comentário